MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

A arte da maquiagem – história e dicas🎨

Por que usamos maquiagem? Dependendo de para quem você fizer a pergunta, a resposta certamente será diferente. A idade desempenha aqui um papel importante. Como uma jovem, queríamos nos sentir crescidas, porque mal podíamos esperar para finalmente nos tornarmos “grandes”. É diferente com as mulheres mais maduras que podem querer se livrar de alguns anos com sua maquiagem. Muitas vezes colocamos maquiagem para uma ocasião especial, como um encontro ou uma festa de aniversário. Com a maquiagem podemos enfatizar nossas vantagens externas e isto fortalece nossa autoconfiança. Às vezes, porém, apenas nos sentimos bem com ela. Mas o que realmente significa “maquiagem”, de onde vem o costume e que tipos existem? Você pode descobrir tudo sobre a arte da maquiagem em nosso artigo de hoje.

O significado da maquiagem

O termo “maquiagem” existe desde o século XV e significa algo como “pintar” ou “untar”. Entretanto, a origem exata da palavra não é clara. A palavra tem origem da língua francesa maquillage: Conjunto de produtos cosméticos usados para maquilar-se.

A arte da maquiagemn, paleta de cores

A história da arte da maquiagem

A arte da maquiagem tem uma longa tradição. As descobertas provam que as pessoas na Europa pintaram seus corpos ritualmente ou cosmeticamente já em 350.000 a.C. Para este fim, utilizaram gorduras animais, que coloriram com óxidos de ferro e manganês amarelos, marrons e vermelhos.

Também no Egito, homens e mulheres pintaram as unhas dos dedos das mãos e dos pés, os olhos e os lábios desde de crianças. Eles coloriram suas pálpebras inferiores e acentuaram os cílios e sobrancelhas com uma textura preta de galena. Para os lábios eles misturaram gordura com henna ou suco de caracol roxo. A pintura corporal não era usada apenas para fins de beleza e cuidados com a pele, mas também era considerada um símbolo de uma conexão divina.

Por falar em Egito não deixe de ler nosso artigo: Aprenda a seduzir como Cleópatra!

No início e na Alta Idade Média, a maquiagem era considerada uma vergonha na Europa e as mulheres que a praticavam eram chamadas de prostitutas. Esta visão mudou até o século 18, quando as pessoas começaram a usar perfume e pó novamente devido à de higiene pessoal. No Renascimento, as pessoas e sua aparência tornaram-se o foco das atenções, e é por isso que a maquiagem também passou por um período de pico. Desde os tempos modernos, os avanços científicos em química e cosméticos têm permitido novos e muito mais eficientes produtos cosméticos  serem produzidos. A maquiagem se tornou um produto de massa e assim permaneceu até hoje.

Tipos da arte da maquiagem

Há inúmeras formas de maquiagem e novas tendências estão sendo constantemente acrescentadas. No entanto, em geral, as maquiagens discretas diferem principalmente das expressivas. Aqui apresentamos as três mais comuns, maquiagem para o dia, trabalho e noite.

Maquiagem de dia

maquiagem natural, olhos com flores

Uma bela maquiagem diurna deve ser discreta, fresca e natural e deve evocar uma suave magia. Você pode começar aplicando um creme base cor da pele (BB-Cream), uniformemente no rosto. Em seguida, use um Concealer (corretivo) para iluminar as áreas escuras nos cantos internos e externos dos olhos e nas narinas. Da mesma forma, algum corretivo é colocado ao lado dos cantos da boca e no meio sob o lábio inferior, que é aplicado com um pincel de camuflagem. Em seguida, fixe a maquiagem com um pó correspondente e acentue as bochechas com rouge/blush. Para a maquiagem diurna, o rouge/blush só deve ser usado discretamente para que o visual seja natural. Menos é mais! O rímel não deve faltar em nenhuma maquiagem. Finalmente, acentuar os lábios com um batom sutil ou gloss.

Maquiagem para o trabalho

Como a maquiagem diurna, a maquiagem para o trabalho pertence à aparência discreta. Parecer confiante, portanto, é absolutamente adequado para o escritório. É assim que funciona: primeiro, prepare a pele para a maquiagem com um primer. Isto garante que a maquiagem dure mais tempo, o que é perfeito para um longo dia de trabalho. Em seguida aplique uma base leve. Para o visual comercial, também, você usa o corretivo como maquiagem diurna, antes de traçar as sobrancelhas com um lápis de sobrancelha. Uma escova de sobrancelhas é uma ótima ferramenta para colocar as sobrancelhas na forma desejada.

maquiagem de trabalho

Depois de aplicar a Base de Sombra na pálpebra móvel inteira, aplique um tom natural leve no vinco da pálpebra e na linha dos cílios inferiores. Aplique um tom mais escuro da mesma cor na extremidade externa do canto do olho e misturado dentro. Agora aplique a máscara nos cílios. Para os lábios é recomendável escolher uma cor discreta e natural. Se você agora usa um pouco de rouge, também em uma tonalidade natural, isto completa perfeitamente o visual para o trabalho. Porque isto dá ao rosto um toque de frescor.

 Se desejar, você pode usar o spray fixador para que sua maquiagem dure mais tempo.

Leia também: Dicas de namoro com homens mais velhos

Maquiagem para noite

a arte da maquiagem

Embora a maquiagem para o dia ou para o trabalho deva enfatizar discretamente os benefícios do rosto, ela pode ser mais expressiva à noite. Ao se preparar para uma noite especial, também faz parte da arte da maquiagem considerar as condições de iluminação do local. Em um jantar à luz de velas, pequenas imperfeições na pele não serão visíveis à luz das velas. Por outro lado, a iluminação colorida em uma discoteca muitas vezes faz com que a maquiagem tenha um aspecto muito sutil e pálido. Portanto, já se pode ir mais fundo nas cores aqui. Como há inúmeras possibilidades de se preparar para a noite, recomendamos que se considere antecipadamente o que se quer fazer. Aqui estão algumas inspirações para uma aparência glamorosa.

Para uma maquiagem de encontros de tirar o fôlego, lábios vermelhos sedutores são perfeitos. Todos podem encontrar a tonalidade certa de vermelho para se adequar a eles, desde uma ampla gama de corais até vermelho cereja brilhante e um tom de ameixa escura. Para obter contornos exatos e precisos, um delineador de lábios é imprescindível para os lábios vermelhos. Pois ele impede a cor de correr fora dos limites. Agora aplique o batom, de preferência com um pincel de lábios.

Olhos esfumados

olhos esfumados

Os Smokey Eyes (olhos esfumados) são perfeitos para fazer uma aparência de tirar o fôlego. Eles atraem a atenção, parecem misteriosos e particularmente sedutores. Classicamente, eles são compostos em tons escuros de marrom, cinza e preto. Mas para aqueles que acham isso muito intenso e se sentem desconfortáveis com ele, eles também podem fazer uso de tons metálicos mais leves. Com estes é aconselhável certificar-se de que não contenham pigmentos brilhantes grossos, pois estes se fixam facilmente no vinco da pálpebra e isto parece pouco atraente.

Antes de tudo, aplique uma base de sombra de olhos para garantir que a cor fique mais intensa. Em seguida, preencha a linha superior dos cílios de baixo com um lápis delineador e desenhe uma linha na base dos cílios de cima com um Kohl-Eye Liner. Você deve espalhar esta linha com um pincel. Em seguida, aplique a sombra nos olhos. É interessante ter várias tonalidades de cor. Use uma cor clara e iluminada na parte logo abaixo das sobrancelhas antes depintar a pálpebra móvel com um tom escuro. Em seguida, use uma cor média para tornar as transições suaves e deixar as cores se misturarem. Agora só falta uma fina linha de pálpebras e rímel. Prontos estão os Olhos de esfumados!

O bom e velho lápis preto!

a arte da maquiagem

Além disso, um lápis preto é uma grande adição aos lábios vermelhos. Aqui está o olhar certo para cada mulher. A linha clássica na pálpebra é deve fina e terminar um pouco para fora dos olhos. Os olhos de amêndoas parecem particularmente femininos quando você aplica maquiagem, começando pelo canto interno do olho e ficando mais largos em direção ao exterior. Esta aparência reduz visualmente o tamanho dos olhos e é, portanto, adequada para olhos salientes. A linha de rabo de andorinha é particularmente expressiva. Porque você o puxa curvando quase até a sobrancelha. Perfeito para um baile de gala! Com os sexy Cat Eyes (olhos de gato), uma linha é traçada tanto nas pálpebras inferiores quanto superiores, que saem paralelas umas às outras.

olhos de rabos de andorinha

Nossas dicas para a arte da maquiagem

Por fim, se você gostaria de usar um ou outro olhar para a próxima oportunidade, recomendamos que você o experimente primeiro. Então você pode ver se isso realmente combina com você. Além disso, assim da próxima vez será mais fácil para você. Há também muitos tutoriais do Youtube sobre a arte da maquiagem. Se você preferir ter uma consulta pessoal para descobrir quais cores combinam bem com sua própria cor de pele, olhos e cabelo, você pode obter apoio competente nos departamentos de cosméticos de muitas lojas. Aí você pode escolher os produtos certos imediatamente.