MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

A importância da autoestima nos relacionamentos🧡

Entenda neste artigo a importância da autoestima nos relacionamentos amorosos e como as pessoas autoconfiantes e de autoestima elevada agem.

A baixa auto-estima é a principal causa de relacionamentos problemáticos e a principal causa de separações. Se você não se sente bem consigo mesmo, nunca acreditará que outra pessoa possa amá-lo e estará constantemente procurando por alguém que não o ama, confirmando o fato de que você não é digno de amor.

Baixa auto-estima é o que nos prende em relacionamentos ruins, o que sabota novos relacionamentos e o que nos faz sentir tão devastados quando um relacionamento termina.

O caminho para as pessoas mais autoconfiantes é diferente, e ter uma imagem de como age a pessoa com elevada autoestima nos relacionamentos é útil e pode ajudar a entender no que você pode e precisar trabalhar. É por isso que hoje queremos mostrar 5 comportamentos que as pessoas com autoestima elevada têm e sua importância nos relacionamentos.

homem com baixa autoestima

Pessoas com autoestima elevada não se culpam se um relacionamento termina

Nem todos são iguais e, às vezes, duas pessoas são simplesmente incompatíveis. Isso não torna ninguém imperfeito ou errado. Pessoas autoconfiantes não levam isso para o lado pessoal, se alguém não quer um relacionamento com elas. Elas percebem que não é o caminho certo para elas e seguem em frente.

Quando, por outro lado, uma pessoa é insegura e o relacionamento termina, ele analisa e reproduz todos os diálogos, na tentativa de descobrir o que fez de errado. Assim, ele se apega à crença destrutiva de que ele é o problema e que os sonhos de ter família e filhos nunca acontecerão.

a importância da autoestima nos relacionamentos

Pessoas com autoestima elevada assumem suas responsabilidades

Pessoas confiantes assumem a responsabilidade por suas ações e emoções. Ou seja, elas não culpam seus parceiros se se sentem infelizes e nem se consideram vítimas de outras pessoas e circunstâncias.

Portanto, não culpam o ex por fazê-los perder tempo e usam os erros como uma oportunidade de crescer e melhorar.

Se houver problemas entre o casal, elas assumem suas responsabilidades se desculpando ou tentando resolvê-los, sem esperar que eles desapareçam magicamente.

Leia também: O relacionamento sugar é um relacionamento sincero?

Pessoas com autoestima elevada estabelecem limites saudáveis

Estabelecer limites em um relacionamento significa que você prioriza suas necessidades e emoções.

Pessoas confiantes agem de acordo com seus valores e não os deixam de lado para agradar outra pessoa. Elas não aceitam um tratamento que eles sabem que é objetivamente desrespeitoso. Além disso, elas continuarão mantendo sua vida fora do relacionamento sem desistir de amigos, hobbies ou tempo para si mesmos.

mulher no topo da montanha

Pessoas com autoestima elevada não se mostram ou falam sobre si mesmas continuamente

Pessoas confiantes não precisam dizer ao mundo como são boas. Pelo contrário, somente pessoas inseguras secretamente se sentem indignas e precisam esconder isso se gabando de seus sucessos.

Uma pessoa que se revela gradualmente é muito mais atraente do que quem mostra imediatamente todas as suas cartas.

Pessoas com autoestima elevada não se arrependem de decisões tomadas.

mulher em banheira sugar baby tomando vinho

Pessoas com autoestima elevada não questionam constantemente suas ações ou se sentem em conflito com o que é certo fazer ou dizer.

No entanto, pessoas com autoestima baixa, não confiam em seu julgamento e têm medo de cometer erros. Como resultado, elas buscam a aprovação de outros. Certamente, isso não ajuda o senso de autonomia, que também é um elemento-chave da autoestima saudável.

Espero que, depois de ler este artigo, você tenha entendido a importância da autoestima para o sucesso de um relacionamento e se existe algum ponto no qual você precise trabalhar.

Talvez te interesse este artigo: Alimentos afrodisíacos, saiba quais são!