MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Deusas gregas – Afrodite

Os antigos gregos acreditavam não só em um Deus mas em vários. Esses deuses possuíam forma semelhante à forma humana e personificavam emoções e sentimentos. As Deusas gregas representavam força, coragem e beleza. Entre tantos mitos surge Afrodite, a deusa do amor, sexualidade e beleza.

Da união do céu e do mar nasceu Afrodite 

Segundo a mitologia grega Afrodite nasceu na ilha de Creta da união entre o céu e o mar e por isso seu nome seria Afrodite, que significa “nascida da espuma.” Na mitologia romana seu nome era Vênus.

Ela foi levada pelo vento, do alto mar até a areia da praia, em um concha gigante. E durante seu caminhar pela praia, com os cabelos loiros, longos e enrolados pingando água, por onde pisava surgiam gramas e flores.

Pintura de Sandro Botticelli, o nascimento de Vênus Afrodite
O Nascimento de Vênus, pintura de Sandro Botticelli

Eternamente jovem e bela

Afrodite era a mais bela das deusas, vaidosa, charmosa e também vingativa. Seu comportamento era impulsivo como de uma adolescente. E assim foi por toda a eternidade juntamente com sua aparência jovem. 

Afrodite viveu apenas para o prazer, não deseja a guerra apenas o amor, principalmente o carnal. 

E por falar em Afrodite; já leu nosso artigo sobre alimentos afrodisíacos?! Acesse aqui!

A vida amorosa de Afrodite

Por questões políticas, casou-se com o deus mais feio e sem senso de humor, o Hefesto, o deus do fogo. No entanto não tiveram nenhum filho. 

Porém por toda sua beleza e juventude seduziu e se envolveu com diversos amantes. Dentre eles sua grande paixão foi Ares, o deus da guerra, que era muito belo e sedutor. E foi com ele que ela teve 7 filhos, inclusive o Eros, o deus do amor.

La venus, Franca

Mas não apenas com ele Afrodite teve filhos. Assim foi também com Hermes o deus mensageiro, Apolo o deus da luz e Dionísio o deus do prazer. Além disso Afrodite teve também casos com homens mortais, como o belo Adônis e Anquises. 

Os poderes de Afrodite

Ela foi cultuada nas antigas cidades de Atenas, Esparta e Corinto. Pois os gregos acreditavam que ela os ajudava nas questões do amor, erotismo, fertilidade e na conservação da juventude. As lendas mostram ela ajudando seus amantes a superar obstáculos. Ademais devido à sua associação com o sexo ela também era considerada a deusa das prostitutas.


Artigo relacionado: Os 7 tipos de amor, segundo os antigos Gregos.