MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Qual é a raiz do ciúme? E a solução?

O nosso último post sobre a inveja — titulado “Inveja mata mesmo ou faz bem?” — me inspirou a escrever sobre outro sentimento difícil de admitir: o ciúme.

Todo mundo conhece esta sensação, mas já parou para pensar o que a causa e qual é a melhor forma de lidar com ela? Eis aqui o que descobrimos:

O monstro verde do ciúme

mulher com olhar provocante que pode provocar ciúme

A cena não é nova. A pessoa de quem gostamos ou com a qual estamos em um relacionamento recebe atenção de alguém do sexo oposto (ou da sua preferência). Isso já é ruim, mas pode ficar pior: ele ou ela retribui. O gesto não precisa ser grande para desencadear esta reação. Pode ser só uma microexpressão, como um sorriso ou um olhar, ou difícil de detectar, como o tom de voz a escolha de palavras.

Mas o que se esconde por trás do ciúme? O que pensamos, ainda que não seja de maneira completamente consciente?

A verdade por trás do ciúme

O que se esconde por trás do ciúme é medo. Medo de perder algo que possuímos para outra pessoa. Portanto, percebemos a pessoa que está interferindo na harmonia da nossa relação como uma ameaça. Não é à toa que ciúme leva a tantos crimes passionais, mas isso não é dizer que violência seja uma solução aceitável.

O ciúme signaliza para a pessoa que o sente que, da sua perspectiva, a conexão dela com o (potencial) parceiro está em perigo. De certa forma, quem o experiencia sente que tem menos valor e ou significância para o parceiro que a terceira pessoa. Ou seja, o ciúme é maior quanto mais baixa for a autoestima do ciumento.

A solução

Quando sentimos ciúme, automaticamente pensamos no potencial de perda e na dor que ela causaria. Sendo assim, é importante parar para notar que, na realidade, nada mudou na relação, pois só estamos antecipando a dor. O primeiro passo é se focar no que temos: uma conexão com o parceiro.

De fato, é a conexão que está em perigo. Consequentemente, a melhor solução para este sentimento desagradável é aprofundar e fortalecer a conexão. O que não recomendo é questionar o companheiro de uma forma que evoque desconfiança ou enfraqueça a conexão. O que faz o coração dele ou dela bater mais forte?

solução para o ciúme: fortalecer a conexão do casal

Encontre uma pessoa madura e capaz de controlar os próprios ciúmes ainda hoje no MySugardaddy.