MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Coração: Símbolo do Amor

Por ocasião do Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro em Portugal e no mundo, preparamos para vocês alguns fatos interessantes que comprovam que o amor não é apenas um sentimento bonito, mas também a cura perfeita!

O coração é, biologicamente falando, um músculo. No entanto, costuma ser representado usando-se a cor vermelha e um símbolo simétrico que pouco tem a ver com o órgão — mas por quê?! E por que é que o coração se tornou o símbolo do amor? E é verdade que uma pessoa apaixonada tem um coração mais saudável?

Dia do coração, por quê?

Neste domingo será celebrado mais uma vez, em mais de 120 países, o Dia Mundial do Coração. Através da celebração desta data, visa-se difundir conhecimentos sobre doenças cardíacas e vasculares e informações sobre possibilidades de tratamento e prevenção.

Quem inventou o símbolo do coração?

Pessoa desenhando um coração na areia

Nos cartões tipicamente trocados neste dia, quase sempre se encontra um símbolo de coração. De onde é que ele veio?

O dia de São Valentim foi criado em honra a dois mártires cristãos com este nome. Muito antes do dia 14 de fevereiro virar Dia dos Namorados, em todo o mundo, o uso do coração vermelho em uma grande variedade de produtos já vinha crescendo. Segundo se conta, sabemos que São Valentim, pouco antes de cumprir a sua sentença de morte, enviou uma carta em forma de coração a uma moça que tinha curado de cegueira.

A questão é se foi o santo patrono dos apaixonados que inventou o símbolo mais famoso do mundo. Não temos certeza disso, mas podemos dizer com confiança que São Valentim foi um dos primeiros a desenhá-lo da forma que conhecemos hoje, porque, antes, os corações costumavam ser representados como um cone.

Pasmem! Segundo o famoso antropólogo Desmond Morris, o desenho do coração deriva da forma das nádegas femininas. Há também a hipótese de que ele foi inspirado por seios fartos. Sabendo disso, continuaria usando este símbolo em roupas e acessórios?

Comparação entre a forma do símbolo do coração e um bumbum feminino.

O símbolo do amor?

Esse órgão costuma ser visto como o berço de sentimentos calorosos. Não é de se admirar, já que muitos juram sentir emoções no peito. Muitos sentimentos, como alegria, entusiasmo, amor, expectativa, mas também medo e ansiedade, levam ao aumento do ritmo cardíaco.

símbolo de batimento cardíaco

Às vezes, porém, sentimos um peso no peito, como uma pedra. É assim que a tristeza ou a desesperança muitas vezes são percebidas. Outras vezes, dizemos que o nosso coração está dilacerado ou endurecido, quando sentimos dor emocional, tristeza ou desespero. Estas são mais do que apenas metáforas poéticas!

Lembra-se do que aconteceu com o seu coração quando conheceu a sua pessoa amada? Penso que este sentimento não deixa dúvidas e explica porque dizem que “amamos” com o coração.

Felicidade no amor e um “core” saudável

Casal fazendo um coração com as mãos.

O amor é um dos melhores medicamentos para o coração. Até os médicos concordam. Nos momentos de afeto, a frequência cardíaca aumenta para 135 batimentos por minuto. A pressão arterial aumenta e a circulação sanguínea em todos os órgãos internos melhora.

Como devo alimentar meu ❤️ ?

Dois ingredientes não podem faltar numa dieta com o objetivo de aumentar a felicidade na vida de alguém: movimento e amor. Cada um na dose certa certamente não vai doer. Coração que ama é certamente mais saudável. Só o amor não correspondido pode prejudicar o nosso coração.

Mas agora, falando sério, uma dieta rica em vitaminas, microminerais e ômega 3 faz muito bem. Outras importantes fontes de nutrição emocional são interesses e paixões. Uma outra adição perfeita seria uma atitude positiva em relação ao trabalho. Também o amor platônico, como o amor a um hobby, à música, à literatura, aos animais, é uma adição ideal.

Pesquisas sugerem que pessoas em um relacionamento lidam melhor com estresse porque têm apoio de um ente querido. Trocar carícias e ficar de mãos dadas libera oxitocina, que reduz o nível de hormônios de estresse no corpo e a pressão arterial, melhora o humor e aumenta a resistência à dor. Por sua vez, um relacionamento infeliz e divórcio podem contribuir para o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Não trate o seu ❤️ como uma máquina

Cadeado em formato de core

O coração é um órgão sem o qual o homem não pode sobreviver. Bate cerca de 70 vezes por minuto, bombeia 184 mil litros de sangue em média durante a vida, ou seja, faz um trabalho imenso.

Portanto, não deve ser uma surpresa que, com um esforço tão grande, ele pode ficar gravemente doente. Até morrer de amor é possível. E embora seja um fato inegável que o cérebro percebe as emoções, é o coração que reage, por exemplo, trabalhando mais rápido.

O que é que o seu coração precisa? Calma? Uma pausa? Ou talvez perdão? Refletir sobre suas próprias emoções e experiências é tão importante quanto uma boa dieta, exercício e não fumar. Os sentimentos podem causar dor quando se sente fora do controle, os suprimindo ou negando. Uma das formas de prevenção mais simples é o amor: às pessoas, a si mesmo e ao próprio coração.


Sabia que o verão é a melhor temporada para se apaixonar? Descubra por que no neste artigo do nosso blog 🙂