MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

O bem de dar e receber elogios – Dia Mundial do Elogio

Tu lembras quando foi a última vez em que foi elogiado? E o quanto isso te fez feliz e te sentir apreciado? Geralmente achamos que nossos amigos, familiares e colegas já sabem o quanto os admiramos. Entretanto, dizer isso abertamente não só fortalece a relação, mas como também pode deixar um dia muito melhor. O dia mundial do elogio foi criado para nos lembrar o quanto é bom dar e receber elogios. Entenda neste artigo o porque.

dia mundial do elogio dar e receber elogios

Como surgiu o dia mundial do elogio

O dia mundial do elogio, comemorado no dia 01 de Março, foi introduzido a primeira vez por Hans Poortvliet na Holanda. Mas com o tempo se espalhou pelo mundo, até que foi reconhecido como “O dia mais positivo do mundo”

O objetivo desta data, de acordo com Poortvliet, é que cada um de nós aproveite esta data para fazer elogios sinceros à pelo menos três pessoas queridas. 

Como celebrar o dia mundial do elogio

A melhor maneira de fazer um elogio é sendo honesto e enfatizando algo que tu realmente aprecias na pessoa. 

Não precisa dizer algo profundo. Na verdade, até é possível fazer bons elogios em tópicos superficiais, desde que admire alguma ação feita pela pessoa. 

Por exemplo, se um amigo teu é muito bom em tocar violino, não devemos dizer que ele é talentoso, mas que nós apreciamos o trabalho duro que ele faz para se tornar bom no que faz.

amigas conversando

Elogios sobre o estilo da pessoa são também mais apreciados do que elogios sobre características físicas. Como por exemplo, é bom ouvir “teus olhos são lindos”, mas melhor ainda é ouvir “a cor da tua camiseta combina muito contigo” ou “gosto dos teus tênis”. Isto acontece porque aspectos físicos não são nossos méritos, mas o estilo que escolhemos e nos expressamos sim. 

Como receber elogios 

No dia mundial do elogio, claro que não apenas damos mas também recebemos elogios. Responder à um elogio não é tão simples assim. A verdade é que muitas pessoas ficam embaraçadas quando alguém fala coisas positivas sobre elas. E então acabam diminuindo o elogio na tentativa de não se passar por arrogante. Entretanto, agindo dessa forma acabam atingindo o resultado oposto. 

Por exemplo, quando alguém diz “eu gosto do teu novo corte de cabelo” a pessoa responde “Nossa eu não gostei muito, quero que cresça logo”. Ou “Que tênis lindos!” “Ah eles são velhos, eu preciso comprar novos”

Tendemos a responder dessa forma para parecer humilde, mas na realidade, apenas ofendemos o gosto da outra pessoa. Por outro lado, aceitando e de facto recebendo o elogio com um simples obrigado e um sorriso, são suficientes para fazer a pessoa feliz. 

O bem de dar e receber elogios

Psicólogos afirmam que crenças negativas podem fazer com que pessoas tenham dificuldades em receber elogios. O que faz com que reajam de forma padronizada, não aceitando o poder e a força que um elogio pode trazer à sua vida. 

Abra o coração e o sorriso para elogios

Por fim, o elogio tem por objetivo ressaltar as qualidades e força da pessoa. E assim, encorajá-la a desenvolver e exercitar mais o seu potencial. Desenvolvendo o que é mais positivo nela. 

Com tanta boa intenção de um elogio sincero, temos que aproveitar esta gentileza e reconhecer nossas características positivas. 

amigos unidos

Hoje nos tornamos tão ocupados, que as vezes esquecemos de dizer às pessoas que as amamos e o quanto apreciamos algumas de suas características. O objetivo do dia mundial do elogio então vem para nos lembrar dessa poderosa ferramenta. Afinal dar elogios não custa nada e pode fazer o dia de pessoas queridas mais feliz. E como gentileza gera gentileza, vamos deixar o mundo mais bonito e passar o bem adiante. 

Artigo relacionado: Como amar através de palavras.