MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Diferença de idade: amor não tem idade MESMO?

Amor e idade — quase não existem temas que sejam mais presentes e debatidos do que estes. Enquanto uniões entre duas pessoas com grande diferença de idade na forma de casamentos arranjados com motivos econômicos eram comuns antigamente, hoje em dia, a diferença de idade divide opiniões mais do que nunca. Mas onde exatamente a nossa sociedade traça esta linha moral?

casal com diferença de idade de mãos dadas em frente a uma árvore

Se perguntados se todos são livres para amar, principalmente tendo em mente casais do mesmo sexo, a maioria das pessoas das últimas gerações responderia com um alto e claro “sim”. A final de contas, já é quase 2020 e o amor entre duas pessoas do mesmo sexo já faz parte da normalidade em grande parte do mundo.

No entanto, se reformulamos esta pergunta para, por exemplo, se um homem de 26 anos pode namorar uma menina de 15, as opiniões sobre “amor não tem idade” podem mudar completamente. Um(a) adolescente ainda está longe de ter a compreensão necessária de alguns conceitos, como de “amor verdadeiro”, para poder se envolver conscientemente em um tal relacionamento. Mas quais “constelações de relacionamento” se encaixam no âmbito de o que é moralmente aceitável e quando a maioria das pessoas reagiria com incompreensão e repúdio?

Amor romântico perante a lei

Para muitos, o ponto de vista da lei em relação a este limite é uma boa referência. Por exemplo na Alemanha, adolescentes abaixo dos 14 anos de idade estão sob proteção especial da lei e qualquer ato com ou frente a eles conta como abuso. Em relação a isto, a sociedade está de acordo e não se vê necessidade de questionar esta lei.

A maioria das discussões se centram no grupo entre 14 e 18 anos de idade. No mesmo país, só é permitido ter relações sexuais com parceiros de 14 a 15 anos de idade se a outra pessoa tem no máximo 21 anos de idade.

casal com diferença de idade e de altura se abraçando

O fato de que é difícil fiscalizar tais situações faz a importância da aceitabilidade social ainda mais importante. Entretanto, com frequência, as mesmas pessoas que sabem destes tipos de relacionamentos — amigos e família —não sabem exatamente como devem reagir. Portanto, é importante salientar que este tema é indubitavelmente difícil e que não há somente uma resposta certa.

Vivemos em uma sociedade mais livre do que nunca, e a ideia do amor livre é uma das mais centrais dos nossos tempos. Mesmo assim, se justifica a dúvida se adolescentes realmente são capazes de compreender a situação bem o suficiente para legitimar e manter uma relação com um parceiro significantemente mais velho.

Neste caso, a lei alemã também é bem clara. É proibido ter relações sexuais com uma pessoa entre 14 e 17 anos se o parceiro sexual é responsável pela criação, educação ou cuidado da mesma. Esta lei proibe que, por exemplo, professores tenham sexo com alunos nesta faixa de idade.

Lidar certo com um tema difícil

dois amigos tendo uma conversa em trilhos de trem

De modo geral, se pode dizer uma coisa: falar ajuda. Conversar com uma amiga, irmã(o) ou com os próprios pais sobre inseguranças com relação a um relacionamento com uma pessoa mais velha parece ser uma das melhores soluções. Falar abertamente sobre medos e pedir conselhos com certeza é difícil para muitos de nós. Entretanto, geralmente são exatamente estas pessoas que realmente estão em condições de dizer se seria a escolha certa para ser feliz a longo prazo.

Ninguém é igual a ninguém, e isto também vale para relacionamentos. Deste modo, não é possível formular uma resposta geral válida para as perguntas acima. Cada um lida com tais situações da sua forma e todos têm o direito de expressar a sua opinião livremente.

Diferença de idade entre adultos

Se deixamos de lado o âmbito legal e passamos ao pessoal, notamos uma grande mudança na forma como as pessoas apresentam publicamente os seus relacionamentos. Não só está crescendo o número de pares com uma diferença de idade aparente, como também dos que deles que realmente põe esta diferença no primeiro plano, para todos verem.

ARTIGO RELACIONADO: Vantagens de se relacionar com um homem mais velho.

Apesar do aumento da tolerância na nossa sociedade, tais relacionamentos costumam ser vistos com certa desconfiança, principalmente se a mulher (num relacionamento heterossexual) é mais velha que o homem. A percentagem de casais em que a mulher é mais velha está de fato crescendo, mas, ainda assim, na maioria dos relacionamentos o homem é mais velho. Apesar disso, esta receptividade por parte da sociedade a diferença de idade mostra que a ideia de que “amor não tem idade” parece estar se espalhando, o que pode levar ao aumento da tolerância de alguns.

casal com diferença de idade visível se abraçando

Em resumo, se pode dizer que diferença de idade no amor continua sendo um tema polêmico e provavelmente continuará a ser apesar da aceitação social. Importante é que um tema difícil como este continue sendo discutido.

#Dica: Se não tem problemas ou até prefere namorar homens mais velhos, o MySugardaddy é o site de relacionamentos certos para si!