MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Filofobia: Entenda e supere o medo de amar!

Mas afinal o que é filofobia? É o medo de se entregar para alguém por o amor ou se envolver em um relacionamento romântico.  Algumas vezes a filofobia pode ser tão grande, que a pessoa tem até medo de amar sua própria família ou amigos ou demonstrar esse amor. 

Mas onde se origina esse medo de amar?

Homem sozinho com medo de amar

Este medo pode se originar de diferentes formas:

Ele pode estar relacionado à infância. De fato, se crescemos em uma família onde o amor não existe, não por falta deste sentimento, mas por falta da expressão do amor, então a criança pode ser consequentemente filofóbica. Nesta restrita criação, o amor pode parecer um sinal de fraqueza. Então a pessoa não gosta de parecer fraca.  

A filofobia também pode encontrar sua origem em um grande sofrimento, que traumatize a pessoa. Por exemplo, a morte de alguém muito querido. Então ser sozinho pode ser uma escolha para sempre caso a pessoa não faça nada para mudar esta situação. Assim como amar de todo o seu coração, sem esperar ser correspondido, pode também ser uma maneira de ficar mais perto do seu interior, ou seja sozinho.

Por fim, isto também pode surgir por conta da sociedade de hoje. Onde as pessoas se sentem cada vez menos a necessidade de amar. Eles preferem ser livres, sem apegos emocionais. De fato isso pode evitar ser machucado e decepcionado.

Como reconhecer que este medo não é saudável?

mulher filofobia com medo de amar

É bastante simples reconhecer esta fobia. Basta observar a pessoa suspeita, analisar suas ações e saber se correspondem. Por exemplo, se temos duas pessoas que se conheceram, começaram a se envolver e chegaram até o ponto de se tornarem um casal. Tudo vai bem até a pessoa filofóbica perceber que as coisas estão começando a ficar sérias demais e que os sentimentos estão se desenvolvendo. Então ela começa a se proteger buscando apenas defeitos no outro. O parceiro então não perceberá que há um problema. Apenas após surgir a conversa de dar um passo à mais, como morar juntos, por exemplo, é que perceberá que há um problema. 

 Observando as reações da pessoa será possível saber se a pessoa realmente tem indícios de que sofre desta fobia ou não. Então será até mais simples de entender suas reações. E levar em conta que a pessoa age da melhor maneira que pode. Não deve ser mal interpretado por suas atitudes. Através destas reações, a pessoa não pretende machucar, mas se proteger

Como são as reações deste medo?

Então vamos à reações. Como mencionado acima, a pessoa filofóbica irá mecanicamente começar a procurar e listar os defeitos do parceiro. Isto irá prevení-lo de continuar a desenvolver um amor pelo outro. 

E assim, se um acontecimento torna a relação mais séria, considerando o caso acima, por exemplo. Quando a pessoa propõe que morem juntos. O filofóbico pode começar a sentir um calor e passar mal. Então tentará desistir do relacionamento. Entretanto, às vezes ele não terá a coragem de assumir que deseja o fim. Ao invés disso, poderá começar a criar problemas para ter mais argumentos. Com o objetivo de que no fim o parceiro termine.  

Filofóbicos também tendem a buscar o impossível. Eles vão querer estar perto de pessoas que sabem que nunca terão a chance de conquistar. Assim terão a certeza de que nada irá acontecer. Muito menos uma relação romântica. 

Talvez se interesse por este artigo: Sapiossexual – a atração pela inteligência!

Como superar a Filofobia?

crianca com urso de pelúcia

A princípio é necessário que esta fobia seja identificada pela própria pessoa que a tem. Ou seja, percebe que está reagindo da maneira que colocamos aqui. Então deve procurar a origem deste fobia. E a melhor forma de fazer isto é com a ajuda de um psicólogo que terá a capacidade de ajudá-lo. Claro que a terapia passará por vários estágios, que se diferenciam  dependendo de cada pessoa. Ou deverá ser tratado o medo ou trabalhar de forma direta com o amor. Várias terapias já se provaram efetivas, como a hipnoterapia.

Uma vez iniciado este processo, é preciso ficar motivado e não desistir. Dizer que nunca irá amar alguém não ajudará. O mesmo acontece se ficar comparando os relacionamentos ou procurando por um grande amor desesperadamente. 

Este medo de amar e se entregar irá desaparecer um dia?

A pergunta que todos fazem é “Um dia poderemos querer e aceitar nos apaixonarmos se somos filofóbicos?” A resposta é sim! Se a pessoa concorda em ser ajudado, se vai até o fim do processo, então essa fobia pode desaparecer gradualmente. Entretanto se a pessoa ficar sozinha, se não procurar pela origem da fobia e por ajuda, então poderá cair em depressão.  

É claro que ninguém quer isso. Então é preciso ter esperança, querer ser ajudado e dizer a si mesmo que quando curado poderá se entregar para o amor com muito orgulho. 

casal de sugar baby e sugar daddy

Artigo relacionado: Rejeição em relacionamentos, como lidar.