MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Inveja mata mesmo ou faz bem?

“Inveja mata”. Esta é uma das primeiras coisas que me vêm à mente quando penso nesta emoção. Mas por que a sentimos e, como indica este dizer, por que ela é vista como algo tão negativo? Será que inveja realmente é algo ruim ou pode nos beneficiar de alguma forma? Vejamos o que descobri:

Qual é a raiz da inveja?

mulher fazendo outros sentirem inveja

Pense na última vez que sentiu inveja. No meu caso, foi em um dia que estava a caminho do trabalho, pegando o metrô às sete e pouco da manhã, e um amigo me disse que ainda estava na cama. Senti inveja da situação dele, do fato de que ele podia se dar ao luxo de não ter que sair cedo da cama para trabalhar.

mulher puxando cerco com expressão de inveja no rosto

O que é inveja? Inveja é o desejo extremo de ter algo (um objeto, uma qualidade, uma conquista) que outra pessoa tem e nós não temos. Esta “dor emocional” é agravada pela sensação de que somos incapazes de obter tal coisa por nós mesmos.

ARTIGO RELACIONADO: “O que significa ser uma Sugar Baby empoderada?

Sentimentos destrutivos

silhueta de pessoas frente a um incêndio

É aí que entra a vergonha. Quando sentimos inveja, estamos nos focando no que não temos, no que nos falta e na nossa incapacidade de conseguir o que queremos. Isso gera sentimentos de vergonha em muitas pessoas. Mas, já que vergonha é um sentimento desconfortável, é natural que se tente fazer algo para se sentir melhor.

A inveja impulsiona muitas pessoas a quererem destruir o objeto invejado. Desta forma, ele deixaria de existir e, consequentemente, deixaria de haver um motivo para sentir inveja. Pessoas que pensam assim acham que, se a grama do vizinho é mais verde, por que não pôr fogo nela?! Mas tem mais formas de lidar com isso.

O lado positivo da inveja

O oposto da mentalidade de “pôr fogo na grama do vizinho” é bem simples. Se a grama do vizinho é mais verde que a minha e realmente quero que a minha seja a mais verde, que tal adubar e regar ela?

pessoa cortando papel com lista de sentimentos negativos como inveja e indiferença com tesoura

Metáforas à parte, podemos usar este sentimento para ajudar-nos a reconhecer o que mais queremos neste mundo. Quem queremos ser? Quem queremos nos tornar? O que queremos alcançar?

Ao descobrir a resposta para esta pergunta, podemos focar a nossa energia em encontrar formas criativas de obtê-lo sem a necessidade de arrancá-lo das mãos de outra pessoa.

A resposta está no seu interior. Boa sorte na sua busca!


Não perca tempo invejando os ricos; torne-se um deles! Encontre um Sugar Daddy ainda hoje no MySugardaddy 😉