MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Os jeitos saudáveis de lidar com stresse

Aprenda a lidar com o stresse da maneira certa de acordo com a psicologia!

Trabalho demais, problemas no relacionamento, medo da prova… é difícil de escapar hoje em dia desta pressão que vem de todos os lados e que afeta a nossa vida das formas mais variadas. Então como podemos lidar com ela? E o que podemos fazer para ajudar outra pessoa, por exemplo, o nosso parceiro, a aliviar o stresse do dia-a-dia?

Eustresse vs. distresse

Antes de tudo, é importante salientar a que nem todo stresse é igual. Os cientistas distinguem entre o stresse positivo, chamado “eustresse”, e o negativo, o “distresse”.

O primeiro serve de desafio e motivação para a realização de algo positivo, ou seja, leva a maior produtividade. Entretanto, se ele se torna muito auto, deixa de ser construtivo e produtivo.

O distresse, por outro lado, advém, dentre outras causas, de eventos negativos. Um dos seus potenciais efeitos é a criação de um estado em que não somos capazes de enxergar soluções para os nossos problemas. Sinais do stresse ruim são pressão alta, problemas digestivos e respiração irregular.

menina stressada deitada em cama com as mãos no rosto

Lidando com stresse

Mas o que podemos fazer? Primeiro, é importante identificar as situações em que nos sentimos stressados ou sobrecarregados. Elas podem ser stressores, ou seja, fatores que estão causando desconforto. A interpretação destes stressores por parte da pessoa afetada também é uma variável que influencia os níveis de stress.

Ao identificar tais fatores, fica mais fácil tomar medidas preventivas para evitar situações stressantes e, consequentemente, reduzir o efeito delas na nossa qualidade de vida. Via de regra, pausas regulares durante a realização de tarefas stressantes são uma excelente forma de relaxar esvaziar a cabeça.

Se não é possível evitar uma situação que desperte sensações desagradáveis, o jeito é enfrentá-la da forma mais eficiente possível. O psicólogo Richard Lazarus distingue primariamente entre três mecanismos diferentes de coping (também conhecidos como “mecanismos de enfrentamento”) para se lidar com stresse existente.

Estratégias de coping

O primeiro tipo é o “coping focado no problema”. Ele se baseia no princípio de se lidar diretamente com o stressor. O indivíduo consegue superar a situação problemática buscando informações e medidas concretas que devem ser tomadas ou evitadas.

Outra estratégia é o “coping focado na emoção”, cujo objetivo é reduzir o stresse através de estímulos emocionais. Ele consiste em focar esforços na melhora do estado emocional controlando-se emoções negativas. Ou seja, se altera o comportamento, não o stressor.

menina com stresse fumando
Fumar é uma estratégia de coping emocional nada saudável.

A terceira possibilidade é o “coping focalizado”. Através desta estratégia, a pessoa tenta reavaliar cognitivamente o stressor para mudar a sua perspectiva de tal modo que o problema e o desconforto passem a ser vistos como desafios. O resultado é que, assim, se mobilizam recursos mentais para se lidar com os desafios e melhorar o estado inicial de stresse.

Evitando stresse

De maneira geral, todas estas estratégias nos ajudam a superar e escapar do stresse. Mas, para que o stresse não surja, além das medidas enumeradas acima, deveríamos aumentar a nossa própria tolerância ao stresse.

A recomendação mais comum é a prática regular de exercícios e meditação, por exemplo. Também se recomenda dedicar tempo a hobbies. Hobbies são, além de tudo, uma ótima forma para casais combaterem o stresse juntos. Atividades realizadas à dois não só são prazerosas, como também mais motivadoras.

casal lidando com stresse andando de bicicleta

Esta estratégia também é recomendável para Sugar Daddies e Sugar Babies. Relacionamentos sugar, como qualquer relação amorosa, podem envolver muita tensão, discussões e outras situações stressantes. Uma caminhada juntos ou estímulos emocionais mútuos, como carinho e compreensão, podem resolver o problema.

Também é importante praticar tais atividades com regularidade. O motivo é que o stresse geralmente não desaparece de vez, e sim tem que ser reduzido ao longo do tempo.

ARTIGO RELACIONADO: Dicas de encontro para pessoas ocupadas

Conclusão

As estratégias e opções para neutralizar o stresse e situações stressantes são tão complexas e mutáveis quanto o stresse em si. Stresse é praticamente impossível de se evitar porque problemas e exigências excessivas são constantes e onipresentes. E, de certo modo, o stresse é até mesmo saudável, pois ele nos motiva a seguir indo para a frente. Se, no entanto, os níveis de stress positivo são ultrapassados, é importante que se saiba como trazer alívio à pessoa ou situação para que seja possível superar os desafíos e evitá-lo no futuro.


Inclusive em se tratando de stresse, dois são mais fortes do que um. Encontre um parceiro no MySugardaddy!