MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Como mudar hábitos em 4 passos simples

A virada do ano está chegando e, com ela, a vontade de mudar algo nas nossas vidas. Algumas pessoas querem deixar de fumar, começar a ir à academia mais regularmente ou, por exemplo, ler mais livros. Em suma, todos nós queremos mudar alguns hábitos diários porque é assim que se consegue alcançar as grandes mudanças. Neste artigo, apresentaremos um método para estabelecer novos hábitos e eliminar os maus hábitos.

O que são hábitos?

Hábitos são a forma de o nosso cérebro poupar energia. De fato, quando nos encontramos em uma situação nova ou realizando uma atividade diferente, nosso cérebro usa energia para descobrir a maneira mais eficaz de fazê-lo.

Com certeza você já deve ter trancado o carro ou a casa e tido que voltar para checar se realmente o tinha feito. Bem, isto se deve ao fato de que trancar portas é uma ação que realizamos tão frequentemente que nosso cérebro não considera necessário investir energia em se focar neste tipo de atividades. São elas que chamamos de hábitos.

Mas então é possível mudar hábitos?

fumar é um dos hábitos mais difíceis de quebrar

Claro que é! E como James Clear diz no livro Hábitos Atômicos, se você não teve sucesso até agora, o problema não é você, mas o método que você usou. O autor propõe neste best-seller mundial um método que consiste em 4 passos que já mudou a vida de muitos e que, certamente, a(o) ajudará a alcançar a vida que você quer. Estes passos podem ser usados tanto para criar novos hábitos como para eliminar os maus hábitos.

1 – Tornar os novos hábitos óbvios

Muitas vezes, nos esquecemos o nosso novo hábito, ficamos sem tempo ou adiamos até o fim do dia. O melhor para superar este problema é associar este novo hábito a um antigo, que já faz parte do nosso cotidiano.

Podemos, por exemplo, ir à academia logo após sair do trabalho, ler uma página de um livro antes de adormecermos, praticar o violão após o jantar. Desta forma, será impossível esquecer e o novo hábito se tornará automático dentro de poucos dias.

Já se queremos eliminar um velho hábito, temos de tornar invisíveis todos os estímulos, pois é mais fácil evitar a tentação do que resistir a ela. Por isso, se quer se alimentar de forma mais saudável, livre-se de todos os alimentos que não sejam saudáveis que tenha em casa e não compre mais porcaria.

ARTIGO RELACIONADO: Posso ser Sugar Baby se sou Plus Size?

2 – Tornar os novos hábitos atraentes

É fácil perder a motivação rápido, por isso é importante recompensar-se cada vez que “reforçamos ” o novo hábito. Podemos, por exemplo, assistir às nossas séries favoritas só depois de praticarmos guitarra ou só jogar PlayStation depois de irmos à academia.

academia é um dos hábitos que mais fazem bem e que são mais difíceis de manter

No entanto, para não tornar um mau hábito ainda mais tentador, você deve primeiro entender qual é a motivação por trás dele. Se o problema é comer muita comida gordurosa, como batata frita, o que realmente busca não é a saciedade, mas a sensação de conforto que este tipo de comida dá. Sendo assim, uma das possíveis formas de se livrar desta mania é encontrar outra coisa que cause a mesma sensação, como corrida ou música alegre. De tal modo, você não sentirá a necessidade comer batata frita na próxima vez que estiver triste.

3 – Tornar os hábitos fáceis

Os hábitos não dependem do tempo que lhes dedicamos, mas da frequência das repetições. Portanto, no começo, é melhor dedicar pouco tempo à nova atividade em vez de exagerar. Meia hora na academia ou até mesmo 10 minutos podem ser suficientes, desde que sejam feitos com constância. Se quisermos ler mais livros, podemos começar com uma página por dia. Em suma, o segredo é se focar em estabelecer o hábito primeiro, e só depois disso aumentar a duração gradualmente.

Se, por outro lado, queremos dificultar a execução de um mau hábito, podemos, por exemplo, deixar o celular em outro cômodo enquanto estudamos, retirar as pilhas do controle e escondê-las em uma gaveta e etc. Em resumo, basta colocar obstáculos entre nós e nosso mau hábito para que a nossa preguiça possa nos dar uma mãozinha 😉

4 – Tornar satisfatórios

Maus hábitos são atraentes porque nos dão gratificação imediata, mas, a longo prazo, nos tornam infelizes. Os bons hábitos, por outro lado, funcionam da forma oposta.

agenda de hábitos

É por isso que ajuda adicionar gratificação imediata depois de fazer algo positivo. Um exemplo é marcar no calendário que realizou tal atividade, indicando de maneira visível que tem mais um motivo para ter orgulho de si mesma(o).

Pelo contrário, para eliminar um hábito negativo, temos de encontrar um “castigo” para toda vez que caímos em tentação. Um exemplo seria fazer abdominais toda vez que comemos um doce fora de hora ou correr 10 minutos toda vez que acendemos um cigarro. A aversão à punição nos leva a pensar duas vezes antes de cometer o mau hábito.

Conclusão

A chegada do novo ano é sempre um momento de reflexão sobre novas intenções. Neste artigo, vimos como podemos alcançar os nossos resultados através de novos hábitos.

Na esperança de que isso a(o) ajude a alcançar seus objetivos, nós da equipe Mysugardaddy desejamos a você um novo ano cheio de alegria, satisfação e sucesso!

mulher sorrindo em frente a laptop