Quem foi o primeiro Sugar Daddy da história?
O termo “relacionamento sugar” é pouco conhecido em Portugal. Por isso, é natural que surjam as mais variadas perguntas relacionadas a este universo. Uma delas é título e objeto deste artigo. Antes de apresentar o primeiro Sugar Daddy da história, comecemos por “Sugar Daddy” em si.
O significado de “Sugar Daddy”
Pouca gente sabe, mas a pessoa que vos fala é tradutora durante o dia e blogueira durante a noite. Quem tem a menor noção de tradução sabe. A pior coisa que se pode fazer é traduzir qualquer coisa palavra por palavra.
Toda vez que leio um artigo sobre relacionamentos sugar e topo com algo como esta definição do Dicionário Popular “[o]s termos Sugar Baby e Sugar Daddy significam respectivamente ‘bebê de açúcar’ e ‘papai de açúcar’”, eu tenho que parar para respirar fundo. Se não, com toda a sinceridade, a minha reação natural seria:
No que que ajuda o leitor saber a tradução literal de uma expressão dessas? Nada. Que reação ela causa? Repugnância, eu diria. Perdoem a minha divagação.
Um Sugar Daddy é um homem bem-sucedido – leia-se: “rico” – que patrocina uma mulher mais jovem em troca de companhia. O que se entende por “patrocinar” e “companhia” depende do livre arbítrio e do acordo entre os dois.
Por mais que sinta-me tentada a dizer que “papai de açúcar” não tem nada a ver com Sugar Daddies, o primeiro Sugar Daddy da história tinha sim muito a ver com a substância.
O primeiro Sugar Daddy
O primeiro homem a ser chamado de “Sugar Daddy” neste mundo foi Adolph Spreckels, nascido em 1857 na Califórnia, segundo a Wikipédia. Dinheiro não era o que faltava, pois ele vinha de uma família de posses. A mais relevante de todas para este artigo é uma refinaria de açúcar, que existe até hoje.
Aos 51 anos de idade, ele casou com uma jovem 24 anos mais nova, chamada Alma de Bretteville, que merece um artigo à parte. Ela costumava referir-se carinhosamente ao seu marido como meu “Sugar Daddy” devido ao fato de ele ser dono da refinaria e de ser mais velho. Por a família ser rica, influente e conhecida, esta expressão acabou popularizando-se e, por fim, tornou-se sinônima do conceito central do MySugarDaddy.pt.
É importante frisar que Adolph Spreckels somente deu origem à denominação “Sugar Daddy”. Se a relação dele com a Alma foi o primeiro relacionamento Sugar da história, duvido. Mas dizer exatamente quem começou a moda vai além das minhas capacidades. Sou tradutora e blogueira, e não historiadora.
Curtiu estas curiosidades? Então não deixe de conferir o nosso último artigo com curiosidades sobre a origem do símbolo ❤️ e o dia do coração