MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Por que reclamamos: da reclamação à solução

Como expliquei no artigo “Por que nós mulheres reclamamos tanto“, a raiz de toda reclamação é a insatisfação com algo e, ao mesmo tempo, a expressão do desejo de que este algo mude/seja mudado. Isso significa dizer que reclamações podem ser construtivas. Mas como podemos passar a enxergá-las de tal forma e a reconhecer o seu valor? Qual é a solução?

Empodere

Muitas de nós mulheres aprendemos que reclamações são a única solução. Nos deparamos com um problema e, sem esforço algum, sai mais uma reclamação da nossa boca. Sofri por muitos anos deste mal! E o pior é que eu nem notava.

reclamar é uma solução porque funciona

Mas por que mulheres reclamam tanto? Em primeiro lugar, porque esta estratégia funcionou no passado e foi adotada inconscientimente por este motivo. Se alguém reclama de fome, o nosso impulso é oferecer comida, não é? Se a namorada diz que a bolsa favorita dela estragou, talvez o namorado a ouça e dê uma nova no dia dos namorados.

No cenário que acabei de descrever, a reclamação poderia acabar sendo efetiva. Seria um jeito indireto de pedir uma bolsa nova. Não vejo nada de mal nisso… exceto pelo fato de que talvez o destinatário desta mensagem não se toque e acabe decepcionando quem reclamou.

Para se evitar a possibilidade de decepção, por que não simplesmente dizer “preciso de uma bolsa nova. Daria para me dar de dia dos namorados?”. É absolutamente necessário aprender que temos o direito de expressar as nossas necessidades e desejos sem nos sentirmos culpadas — ou como “pidonas” — por isso.

O empoderamento jaz, em primeiro lugar, em deixar claro para a outra pessoa que ela não será criticada por ser direta. Em segundo lugar, ele consiste em mostrar-lhe que ela tem a capacidade de suprir as suas próprias necessidades e realizar os seus próprios desejos. Como esta é uma realidade nova para algumas mulheres que acabam de sair da casa dos pais, é importante apoiá-las no começo deste processo.

ARTIGO RELACIONADO: O que significa ser uma Sugar Baby empoderada

Solução para expectativas não ditas

Voltemos ao exemplo anterior. E se a namorada dá a dica indireta de que quer uma bolsa e o namorado não se toca? Ela vai reclamar. E se ele der um perfume quando o que ela esperava era uma bolsa? Ela vai reclamar também… e provavelmente não dizer por que.

mulher decepcionada

Expectativas tácitas são uma fonte de conflito. É como derrubar óleo no chão de um quarto escuro e não avisar a pessoa que está entrando nele de o que houve. É claro que ela vai escorregar e se ferir. Tudo por falta de comunicação.

Muitas expectativas são inconscientes e/ou culturais. Portanto, seria muito difícil fazer uma lista delas. Sabendo disso, o mais fácil é comunicá-las toda vez que elas causarem um conflito. Basta dizer: “estou decepcionada porque o que eu queria de presente era uma bolsa”.

Desta forma, o motivo do conflito e das reclamações se torna claro, tal como o desejo que se escondia por trás dela, o que torna possível que este desejo seja realizado.


Para descubrir mais sobre a perspectiva masculina do assunto, recomendo este artigo, titulado “5 coisas que o seu marido pensa toda vez que você reclama