MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Rejeição em relacionamentos: como lidar?

No mundo do romance e dos namoros, a rejeição é uma sensação extremamente desagradável, mas comum. Todos nós já passamos pela dor do fim de um relacionamento. Umas vezes doeu mais, outras menos. Umas vezes passou rápido, outras devagar. E quando a ferida é fresca, ela parece impossível de superar. No entanto, todos sabemos que o que não mata, nos fortalece. Tendo isso em mente, preparamos algumas dicas para esta tortura passar mais rápido:

Encare a rejeição como um desafio

Um estudo da Universidade de Stanford aponta que pessoas que veem rejeição como uma oportunidade de crescimento e mudança podem voltar a sentir-se bem mais rápido. Então, se encararmos rejeições como uma oportunidade de fortalecimento, é possível crescer mais e sofrer menos.

O que não mata, fortalece!

Depois de levar um fora, foque-se na sua higiene mental. Portanto nada de dar trela a pensamentos destrutivos, autocrítica e sentimento de culpa!

homem expressando dor após rejeição

É normal sentir-se sozinha(o) e talvez até mesmo abandonada(o). A dor que se sente pós-rejeição é causada principalmente pelos pensamentos negativos que ocupam a sua cabeça. O cérebro simplesmente reage à dor que espera sentir nos cenários catastróficos que ele mesmo cria. Outros pensamentos que “doem” são, por exemplo: “nunca mais vou confiar em ninguém”, “ninguém gosta de mim”, “só querem me usar”.

Identifique tais pensamentos e dê um basta a eles, pois eles não correspondem à verdade! Fale consigo mesma(o) da mesma forma que filaria com um ente querido ou amiga(o) que estivesse na mesma situação. Que conselhos daria a ela(o)? Suponho que você mostraria compreensão. Então seja gentil consigo mesma(o) e não se julgue!

Não romantize o passado

Quem não olha para o passado e pensa como tudo costumava ser melhor… na infância, no último emprego, com o ex, etc. É algo perfeitamente humano olhar para trás e só lembrar do lado positivo de tudo! Então fique alerta! Prefira a objetividade. Talvez a perspectiva de alguém próximo ajude.

Este relacionamento realmente preencheu as suas expectativas? Ou tinha alguma coisa faltando?

Declare luto pela rejeição

mulher olhando pela janela após rejeição

É natural que demore um certo tempo para processar o fora. Um pouco de distração pode ser necessário, mas reprimir sentimentos é uma das poiores coisas que se pode fazer.

Muitas coisas farão falta. Os abraços, os beijos, os passeios à dois. Indubitavelmente, isso causará dor. A melhor forma de fazer essa dor passar é chorar, ouvir músicas tristes e, acima de tudo, senti-la e expressá-la. Pois quanto menos a resistimos, mais rápido ela passa.

Além de tudo, é importante afastar-se da pessoa por certo tempo. Isso inclui deixar de segui-la nas redes sociais e trocar mensagens. Distância é um pré-requisito para a recuperação.

Tempo de redescoberta pessoal

É comum que, num relacionamento prolongado, os dois comecem a se tornar cada vez mais semelhantes e adquirindo preferências um do outro. Assim o resultado é que acabem esquecendo quem realmente são.

Portanto, é importante reconectar-se com o seu verdadeiro eu, voltar a realizar atividades que tinha parado e experimentar coisas novas – além do mais, assim se evita de se topar com o ex nos lugares que vocês costumavam frequentar juntos. Então pense em tudo que pode voltar a fazer agora: visitar velhos amigos, assistir séries e filmes que só você gosta, etc.

Que bela oportunidade de se reinventar! Encare a sua individualidade de braços abertos. Também é a melhor hora para empoderar-se! Não está na hora de estudar ou aprender algo novo, praticar esportes diferentes, conhecer gente nova? Além disso, viajar também é uma excelente forma de ocupar a cabeça com novos horizntes e recomeçar; não precisa ser para longe, basta ser novos ares que a(o) façam se sentir renovada(o).

mulher meditando

Falando em viajar, já leu o nosso artigo sobre como viajar barato?

Mantenha as boas memórias apesar da rejeição

Muitas pessoas acreditam que o fim do relacionamento é o fim de tudo. Muitos querem fingir que ele nem existium. Na verdade, não tem que ser assim.

Se vocês ficaram juntos por um bom tempo, significa que o relacionamento foi bom. Então mantenha as boas memórias em vez de negá-las! Talvez seja possível que vocês continuem amigos.


O número de casais se separando só cresce. Hoje em dia, com tantos aplicativos e sites de namoro, mais pessoas se conhecem, se apaixonam e se separam a cada dia. Por este motivo, hoje em dia está mais para “que seja eterno enquanto dure” em vez de “felizes para sempre”.

Em resumo, cada pessoa lida com rejeição da sua forma. Contudo, esperamos que estas dicas ajudem a superar a separação mais rapidamente. E lembre-se: tudo passa!