MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

A relação entre solidão e saúde

Seres humanos são seres sociais. Acredito que isto está claro para todos. Mas o que muitos de vocês podem não saber é que solidão faz mal para a saúde. Pesquisas recentes encontraram evidências de como relacionamentos podem afetar a saúde positivamente e prevenir doenças. Quer saber como? Já explicamos.

A pesquisa

A pesquisa é uma compilação de estudos realizados com mais de 14.000 americanos de diferentes idades, da adolescência à melhor idade. Os pesquisadores coletaram dados relacionados tanto aos relacionamentos quanto à saúde dos entrevistados.

jovem em frente a janela em pura solidão

Com relação aos relacionamentos de uma forma geral, as variáveis incluíram apoio social (como a confiança nos membros da família), integração social (como a frequência do contato com outras pessoas) e desgaste social (como a frequência de críticas dos amigos).

Em termos de saúde, foram medidas a pressão sanguínea, circunferência da cintura e massa corporal. Obviamente, estas não são as únicas variáveis que determinam se uma pessoa é saudável ou não. No entanto, vários estudos mostraram que elas são bons indicadores de doenças e mortalidade.

A relação entre solidão e saúde

De maneira geral, os resultados sugerem que pessoas mais socialmente integradas, com relacionamentos de alta qualidade, têm uma vida mais saudável.

Mais especificamente: 

Seja qual for a idade, pessoas que passam menos tempo com outras (menos socialmente integradas) apresentaram uma pressão sanguínea mais alta. 

Em resumo, estes resultados mostram que manter relacionamentos, ter o apoio de uma rede social e socializar mais podem mesmo fazer bem para a saúde.

Não se deixe cair na armadilha da solidão e isolação social! 

mulher de costas em absoluta solidão em uma praia

Está se sentido sozinha(o) e não sabe por onde começar? Que tal juntar-se à nossa comunidade?Dicas para o primeiro encontro encontra neste artigo do blog sobre encontros às cegas.