MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Relacionamento aberto: como fazer dar certo

Relacionamento aberto vem se tornando uma opção para cada vez mais pessoas. Antes de alguém entrar em um relacionamento aberto, é importante refletir honestamente sobre suas ideias, medos e expectativas e questionar se elas são compatíveis com esse modelo de relacionamento.

Aqui apresentaremos alguns pontos que têm que ser discutidos entre vocês dois antes de mudar o status da sua relação.

Por que deixar de viver monogamicamente?

Em muitos casos, os casais veem isso como uma chance de salvar seu relacionamento. Eles ainda se amam, mas a sua vida sexual se tornou enfadonha ou esfriou completamente.

casal sentado em um jardim, mulher olhando para a câmera

Cada faixa etária decide ter uma relação aberta por uma razão diferente. Enquanto os mais jovens experimentam porque eles estão procurando um modelo de amor alternativo ou não querem se comprometer ainda, os casais mais velhos podem querer quebrar a monotonia do cotidiano e tentar algo novo em vez de desistir de um relacionamento basicamente bom.

Como é que um relacionamento aberto funcionar?

Um relacionamento aberto é baseado em um acordo entre o casal. Ele determina se é possível ter outro parceiro sexual ocasional. Em outras palavras, um casal decide se quer ou não viver monogamicamente. Se esse modelo de relação vai funcionar depende exclusivamente das preferências de ambos as pessoas. A regra fundamental deste tipo de relacionamento é não fazer nada que prejudique o relacionamento amoroso do casal.

As regras do jogo

casal andando junto

Se não quer que a sua própria relação seja colocada em risco, regras são indispensáveis. Elas devem ser criadas em conjunto e respeitadas por ambas as partes.

Porque é que elas são necessárias? Como no amor há sempre sentimentos em jogo que podem ser facilmente feridos, as regras transmitem segurança. Uma regra poderia ser que a abertura da relação se limita exclusivamente ao sexo. Um relacionamento adicional nunca deveria concorrer com o relacionamento sério. O compromisso entre o casal deve sempre estar em primeiro plano.

Uma das formas de se expressar compromisso com a relação amorosa é criando e respeitando “tabus” — regras sobre coisas que não se pode fazer com outras pessoas de jeito nenhum. Por exemplo, se pode proibir sexo na casa do casal, com amigos em comum, ou de se realizar atividades que estarão limitadas ao parceiro, como jantares românticos.

Apesar da segurança na relação, o ciúme nunca pode ser completamente descartado. Se ele é despertado, é importante não negá-lo e abordá-lo diretamente. A comunicação aberta sobre sentimentos evita que um parceiro se sinta traído pelo outro.

mulher usando o celular na cama ao lado de um homem. Um relacionamento aberto pode comecar assim

Sinceridade para consigo mesmo também é fundamental. Será que as mulheres têm outros motivos para escolher um relacionamento do que os homens? O acordo “sexo sim, sentimentos não” é mais difícil de ser mantido por elas do que por eles. Quando elas perdem o interesse sexual no parceiro, as chances de se apaixonar pelo amante são maiores.

Já para os homens, que, estatisticamente, sofrem mais de medo de compromisso do que elas, um relacionamento aberto pode parecer um bom acordo. Assim eles podem ter uma dose adequada de proximidade no relacionamento e manter a própria liberdade sexual ao mesmo tempo. Por isso, é comum que homens usem essa vantagem como argumento para salvar um relacionamento em que o desejo sexual acabou.

Relacionamento aberto: prós e contras

casal deitado juntos no chao, relacionamento aberto

Como em qualquer decisão, há motivos contra e a favor. Um dos argumentos a favor é o aumento da variedade na vida sexual do casal e o exercício de confiança um no outro.

Às vezes, esta é a melhor maneira de resolver problemas comuns de relacionamento, já que não há motivo para ter medo de ser “traído” se o parceiro sai com outras pessoas. Até mesmo uma separação prematura por causa de insatisfação sexual pode ser evitada desta forma. Para alguns casais, simplesmente falar sobre sexo com outras pessoas tem um efeito estimulante e traz o prazer de volta. Falando nisso, confira outras formas de apimentar a relação no nosso artigo sobre sexo e sexualidade.

Obviamente, também há argumentos contra uma relação aberta. Nem toda a gente consegue controlar os ciúmes, o que acaba corroendo a autoestima. Outro risco é quando um afair vira amor sem querer. Ele pode causar um estresse incontrolável e levar à separação.

Em resumo…

Ninguém deveria se atirar de cabeça neste novo tipo de relacionamento sem familiarizar-se gradualmente com os benefícios e riscos que essa mudança provavelmente trará. Só assim se pode obter sucesso.

Três pessoas vendo o pôr do sol, relacionamento aberto

Não existe um guia sobre relações abertas. Para alguns, um relacionamento aberto significa uma noite com outra pessoa em um hotel, para outros pode dar tão certo que a relação pode evoluir para poliamor permanentemente, no qual ambos os parceiros entram em um segundo (ou vários) relacionamentos.

Seja um clube de swingers, sexo casual ou um segundo relacionamento, é fundamental que ambos os parceiros concordem e procurem a mesma coisa. Caso contrário, o amor se transformará rapidamente em sofrimento!

Ambos os parceiros devem querer uma relação aberta — caso contrário, não tem como dar certo!

DICA: que tal incluir uma Sugar Baby ou Sugar Daddy no seu relacionamento? Encontre a pessoa certa no MySugardaddy!