MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Relacionamento tóxico – Quais são os sinais?🧐

A psicóloga Dra. Lilian Glass, que escreveu o livro Pessoas tóxicas (Toxic People), define um relacionamento tóxico como “qualquer relação entre pessoas que não se suportam, onde há conflitos, e um procura destruir o outro, onde há competição, desrespeito e falta de coesão

Pode ser que uma das pessoas nesta relação seja uma pessoa tóxica e tenha um passado de relacionamentos acabados e pessoas machucadas. Mas também pode acontecer que com o passar dos anos, o relacionamento perdeu o encanto, carinho e romance e dá lugar para ressentimentos, mágoas e ciúme. Então lentamente o comportamento de um ou de ambos começa a ser desrespeitoso e principalmente controlador.
Pode ser mental, emocional e até fisicamente prejudicial e aos poucos vai destruindo a autoestima e sugando a energia de quem sofre o abuso.

Como saber se estou em um relacionamento tóxico?

relacionamento tóxico

Nem sempre é simples entender se você está em um relacionamento tóxico ou não, pois os sinais muitas vezes não são tão óbvios, como violência, assédio e abusos psicológicos ou verbais. Que claramente precisam ser resolvidos com urgência. Pelo contrário, por muitas vezes inclui elogios falsos com intenção de insultar, diminuir ou controlar de forma sutil. Se atente à estes sinais:

Você se sente feliz?

mulher triste relacionamento tóxico

Você está constantemente de mau humor e triste? Saiba que estes são o maiores sinais de que as coisas não andam bem. Inclusive muitos pacientes são diagnosticados com depressão. É claro que em alguns momentos nos sentimos tristes, mas a questão aqui é a frequência com que esse sentimento de tristeza e incapacidade está presente em sua vida. Se for constante há grandes chances de você estar vivendo em um relacionamento tóxico.

Brigas constantes

Se as brigas são constantes e você tem aquele sentimento de que estão vivendo em uma montanha-russa. Ou seja quando há uma briga e depois pedidos de desculpas, e novamente briga e desculpas, vivendo constantemente entre altos e baixos. Consequentemente fazendo com que você tenha uma sensação de confusão, pode ser um sinal de relacionamento tóxico.

Como está sua autoestima?

relacionamento tóxico

Você se sente segura e autoconfiante? Pois quando temos uma pessoa que nos elogia e nos faz bem nossa autoestima fica elevada, ficamos mais seguras. Mas quando alguém apenas nos critica e julga, isso nos leva para baixo. As críticas são boas mas quando construtivas e péssimas quando servem apenas para diminuir o outro. Em um relacionamento saudável não temos medo ou vergonha de sermos nós mesmos, nos sentimos confortáveis e seguros para sermos quem somos.

Tudo o que você faz se torna errado?

A pessoa só fica esperando o momento certo de jogar a armadilha e pegar você de um jeito que não terá como fugir. Todos podem cometer erros mas qualquer passo que você dá será usado contra você. Ou seja fazendo com que você pense ser a pessoa que faz tudo errado. Então você começa a se preocupar com tudo o que faz e fala ao lado da pessoa. Inclusive muitas vezes se sente aflito ao lado da pessoa e se sente na obrigação de explicar tudo.

Você está mais distante dos amigos e parentes?

Uma prática comum em relacionamentos abusivos é o isolamento da vítima, mantendo a pessoa longe de seus amigos e parentes para enfraquecer suas relações. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, tratando sua família e amigos mal pode ser uma delas. Portanto compare a frequência com que você vê seus amigos e parentes hoje e antes do seu relacionamento. É normal que diminua mas não que você fique isolado e vivendo exclusivamente para a pessoa.

Constante preocupação de amigos e familiares.

coracao feito com maos pintadas

Muitas vezes estamos tão envolvidos e habituados com a situação que não percebemos o que pode estar acontecendo de ruim em nossas vidas. Mas geralmente as pessoas que nos amam e nos conhecem desde a infância sabem que algo não anda bem. Se há preocupação constante, por parte de sua família e amigos, sobre seu relacionamento e sobre sua mudança de comportamento nos últimos tempos. Talvez seja, então o sinal que faltava para que você mude esta situação em sua vida e procure ajuda.

Como sair de um relacionamento tóxico?

dando as maos ajuda

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que para ter alguma chance de transformar sua relação em uma relação saudável, é necessário estar preparada para deixá-la. Sim é um paradoxo, mas neste caso o melhor é se preparar para o pior, ou na verdade para buscar o melhor para você! Talvez seja possível resolver este problema entre o casal através de tratamentos terapêuticos ou médicos, mas dependendo da profundidade das marcas deixadas seja necessário o término do relacionamento.

O amor não deve tirar sua paz!

Em casos de violência e ameaças, peça ajuda!! Entre em contato com os serviços de acolhimento e proteção, como delegacias, defensorias, ministério público e o Judiciário de Portugal. Além disso avise sua família e procure ajuda psicológica para ter mais suporte neste momento!

Pode ser que você não esteja vivendo uma situação assim mas talvez você conheça alguém que esteja, compartilhe este artigo para ajudar quem precisa reconhecer este problema.


Artigo relacionado: 4 Etapas simples para ter novos hábitos