MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Tradições natalinas pelo mundo

Cada país tem as suas tradições. Com o Natal, que já vem sendo celebrado desde o século IV d. C, não é exceção. Já parou para pensar como o Natal é celebrado em outros países e como outros costumes divergem dos seus?

Sabia que, em alguns países, símbolos como bruxas e até uma tora são tão conectados com o espírito natalino quanto a própria árvore de Natal? Reunimos aqui os constumes mais interessantes da Alemanha, Itália, Polônia, França e Brasil.

ARTIGO RELACIONADO: “Sugar Daddies estrangeiros: o SD perfeito

Polônia

Lá, este é um feriado celebrado em família. A comemoração começa na véspera de Natal, quando a família toda se reúne e, tradicionalmente, se servem 12 pratos diferentes. O mais curioso é que sempre se deixa um lugar à mesa preparado para um convidado adicional inesperado e que se esconde palha embaixo da toalha de mesa. Como na maioria das casas em outros países, os presentes aguardam em baixo do pinheirinho.

Primeiro, se lê passagens da bíblia sobre a vinda de Jesus e se reza. Daí cada um quebra um wafer, dando início às várias rodadas de comida. Entre os pratos mais comuns estão a sopa de cogumelo, peixe e bolinhos de massa com recheio de semente de papoula. Há uma grande variação regional no quesito comida. Não se bebe álcool ou come carne a não ser de peixe, mas se consome muita compota de frutas secas. Músicas natalinas não podem faltar!

Alemanha

uma das maiores tradições natalícias da Alemanha: os mercadinhos de Natal

O período que antecede o Natal na Alemanha é muito importante na tradição alemã. É quando penduram calendários de Advento com janelinhas que revelam uma surpresa (geralmente um docinho) todo dia, tal como coroas de Advento nas portas. Os mercados de Natal são muito populares nesse país.  Foi na Alemanha no século XVIII que nasceu o costume de decorar uma árvore em casa para o Natal. Além disso, toda casa tem o seu presépio.

O jantar de Natal, tanto para católicos como para protestantes, é festivo. Não se faz jejum e se come ganso assado. Uma das sobremesas mais tradicionais são biscoitinhos belissimamente decorados. Depois da ceia vem a troca de presentes.

França

O Natal é o ponto auge do ano. O período pré-natalício não é tão celebrado quanto na Alemanha. No dia 1 de Dezembro as crianças recebem um calendários de Advento com pequenos presentes.

bota com nozes e frutas, tradição francesa

Na véspera de Natal, as crianças deixam seus sapatos para o Papai Noel colocar presentes neles. Este dia é um dia normal de trabalho, finalizado com uma ceia à noite. Em algumas regiões, ainda sobrevive o costume de partir o pão e distribuí-lo a pessoas necessitadas. São treze pães – o maior simboliza Jesus, os outros apóstolos.

Os pratos variam dependendo da região da França, como ostras, ganso assado ou peru. Uma das sobremesas tradicionais é um rocambole em forma de tronco coberto com chocolate. Velas são acendidas no lado de fora de casa para o caso de a Nossa Senhora passar por ali.

Espanha

Os espanhóis passam o Natal em família. As festividades de Natal só começam depois da Missa do Galo – chamada assim porque, segundo a lenda, o galo foi o primeiro a anunciar o nascimento de Jesus com o seu canto.

caga tió, tora enfeitada que faz parte das tradições de Natal espanholas

Em vez de partirem o pão ou uma hóstia, eles partem uma broa. Os pratos variam de região para região, com leitão assado ou cordeiro no centro de Espanha, peru no sul e na Andaluzia, e frutos do mar e peixe na costa. Na hora da sobremesa, cava (espumante espanhol) não pode faltar assim como torrone. Depois da ceia, os espanhóis saem pelas ruas decoradas, desejando-se feliz Natal uns aos outros, cantando e dançando.

O mais curioso da tradição espanhola é o Caga Tió – um pedaço de madeira sorridente! É uma tora oca cheia de doces, que são „cagados” pela tora e comidos pelas crianças.

Itália

A celebração do Natal começa na Itália quatro semanas antes do grande dia, no primeiro domingo do Advento. Os italianos têm várias tradições, como os mercados de Natal, fogos de artifício e muita música. Algumas pessoas decoram a árvore de Natal, mas o mais comum é montar um presépio. Em Roma, na véspera de Natal, todos vão prestigiar a revelação do tradicional presépio da Praça de São Pedro. Este costume foi introduzido pelo Papa João Paulo II em 1982.

bruxa befana

Em vez do Papai Noel, é a Befana que trás os presentes – uma bruxa que, reza a lenda, todos os anos, na véspera de Natal, procura por Jesus, passando de casa em casa. Por isso, as crianças italianas deixam guloseimas preparadas para ela na mesa de Natal. Em troca, a bruxinha deixa presentes para as crianças.

Brasil

No Brasil, o dia 25 de dezembro é feriado. Apesar do clima quente, os brasileiros gostam de decorar suas casas com decorações que remetem à neve e com um pinheiro de Natal (geralmente de plástico, porque pinheiros não crescem na maior parte do país). O dia mais importante, no entanto, é a véspera de Natal, durante a qual a família se reúne e come uma variedade de pratos, como a rabanada, uma torrada francesa doce. Os pratos mais importantes da véspera de Natal são o peru recheado e o panetone. Depois da ceia, a família troca presentes. Algumas famílias vão juntas à Missa do Galo.

maior árvore de Natal do Brasil

Os brasileiros levam o Natal muito a sério e amam decorações chamativas. Um exemplo é a maior áárvore de Natal flutuante do mundo, montada todo ano no Lago Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Países diferentes, tradições diferentes

Em cada país e até em diferentes regiões do mesmo país, as tradições e costumes natalinos são ligeiramente diferentes. Sendo assim, no Natal, em cada país se come pratos diferentes, o tempo livre é passado de forma diferente e até o responsável pela distribuição dos presentes varia. Mas uma coisa une a todos, independentemente da latitude: o desejo de estar com os seus entes queridos. É importante mostrar bondade e fraternidade, independentemente da cultura, origem e tradições.

casal enfeitando árvore de Natal, uma das tradições mais comuns do mundo

Em nome do MySugardaddy, queremos desejar-lhe um feliz Natal, não importa como o celebre!